Mensagem de Humberto Silva Organização
O CPKA - Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, depois de ter organizado em fevereiro a Baja TT Vindimas do Alentejo a primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2020 com enorme sucesso, passará agora também a organizar ralis ao levar para a estrada o Rally de Lisboa, prova que em 2021 é extra campeonato, mas 2022 será candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2023, evento este, que o CPKA sempre pretendeu organizar em Lisboa, onde está sediado na freguesia do Lumiar, propósito que aumentou quando aceitou o desafio para trazer de volta o automobilismo à capital de Portugal.
Neste sentido, o CPKA trabalha há mais de um ano nesta nova prova, que terá lugar nos dias 22 e 23 de Outubro sendo mais um evento "Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021".
O Rally de Lisboa será disputado na estrada durante o dia de sábado, 23 de Outubro, nos concelhos de Lisboa, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Alenquer, Cadaval e Sobral de Monte Agraço, municípios todos a norte de lisboa, numa vasta área entre a A1 e a A8, em estradas com paisagens deslumbrantes, onde as fantásticas vinhas dão uma cor especial a grande parte do traçado da prova.
Sendo que o dia de sexta-feira, está reservado para o Shakedown, Verificações Documentais e Técnicas, bem como a Apresentação Pública das Equipas no Parque das Nações, local onde ficará montado o Centro Operacional, Pódio, Parque Fechado e de Assistência.
A estrutura da prova tem um itinerário com cerca de 277 km e 7 Provas Especiais de Classificação em asfalto com 61,56 km, onde se destaca uma Super Especial em Lisboa, na Alta de Lisboa e a famosa classificativa de Montejunto, que é sem qualquer dúvida, uma das mais carismáticas de Portugal.
Relativamente ás restantes Provas Especiais de Classificação, deve-se realçar, que são uma autêntica novidade e estreia, o que é sempre muito positivo para a modalidade. Em termos técnicos, estas alternam entre zonas sinuosas e zonas rápidas seguidas de ganchos, com variedade de ritmos, em que os pisos, vão desde o asfalto abrasivo ao mais escorregadio e que certamente vão tornar este rali numa grande surpresa e um difícil desafio para todos os pilotos devido á enorme diversidade e características das classificativas.
Humberto Silva
Presidente do CPKA